As Novas Oportunidades:
Não sei como é nas vossas terras, mas aqui nas aulas não fazem rigorosamente nada. As mulheres e os homens vão para lá falar da sua vida, dos seus sonhos, receios, etc e tal, qual consulta no psicólogo. Não estudam nem Português, nem Inglês, nem História, nem nada que se assemelhe. No entanto, no final de cada mês, recebem uma quantia que ronda os 700 ou 800 euros. A mim fica-me na ideia que lhes pagam para não fazerem nada, têm um computador e internet quase de graça e ficam quase com tantas qualificações como eu.
Desculpem lá, mas não acho justo. A mim ninguém me pagou para andar a estudar. Muito pelo contrário, a minha mãe teve que desembolsar uma pequena fortuna para me dar o diploma (com todas as despesas que isso acarreta).
Pergunta: sou só eu que acho que isto das Novas Oportunidades não passa de um tapa olhos para a resto do Mundo, dando a imagem que Portugal é um país muito evoluído e instruído, com uma pequena taxa de pessoas que não têm escolaridade?
24 comentários:
Concordo contigo, por aqui é a mesma coisa, acho que é geral. É só para dizer que têm gente formada, quando no fundo não têm nada.
Pelos menos do que tenho conhecimento, eles fazem alguns trabalhos, dão aulas .. mas não é justo para nós.
Olhos Dourados...
Nada mesmo! Acho que o pessoal vai para lá só para ganhar uns trocos a mais sem fazer grande esforço.
Bjx
****
Silvia...
Só se for aí, porque aqui não acontece nada disso... Mas mesmo assim, não concordo. Não acho justo... Até porque a maior parte das pessoas não vai para lá para aprender mas sim porque a bolsa é boa. Queria ver se não se pagasse nada...
Bjx
Falo pelo que sei .
São remunerados mas atenção .. eles ou recebem pelo curso ou recebem pela segurança social.
Silvia...
Sim, eu sei. Não recebem pelos dois lados :) Mas mesmo assim...
Bjx
Concordo, absolutamente, com o que dizes. E, para o comprovar, ainda me disseram ontem: "ah e tal, não sei o que se faz lá, mas o que importa é receber no fim do mês". Acho que está tudo dito.
**
É bom para aqueles que não têm incentivo para estudar ou para as pessoas que antigamente ficaram-se pela 4º classe.
É algum dinheiro que entra em casa para as ajudas.
Só que, se pensarmos bem, se alguém fizer o 12º ano num curso normal, e outro fizer o 12º num curso de Novas Oportunidades, aquele que fez o 12º num curso normal tem mais probabilidades de emprego do que o outro.
Porque, lá está, o ensino é diferente, e o curso das novas oportunidades serve só para "provavelmente" uma subida no emprego que está.
Não tira ninguém do emprego, porque sabe muito menos que outro com o mesmo escalão de escolaridade.
Silvia...
Sim, eu isso não ponho em causa.
Ponho antes a bolsa que ganham. Por exemplo, alguém que estude normalmente, que faça o 9º ou o 12º normal nunca tem uma bolsa destas, nem na faculdade.
Fartamo-nos de estudar, de estoirar os miolos, de queimar fusiveis e não temos ajudas deste tipo, nem bolsas deste valor. E, mesmo depois de formados, ninguém nos ajuda assim, niguém nos dá um subsidio para continuarmos os estudos, ou tirarmos formações profissionais. Nada!
Bjx
Saga...
Lá está. Muita pessoas vão com esse espirito. O importante não é aprender, mas a bolsa.
Bjx
Subsídios dá .. Só que não dá a qualquer um.
pelo menos na minha escola os 10 melhores da escola ganhavam 1000€.
E os que têm menos possibilidades financeiras, eles ajudam..
Mas lá está .. Nem todos as escolas/faculdades fazem o mesmo.
Silvia...
Nem todas as escolas, nem o estado, infelizmente...
Bjx
Pois é.
Tem que se fazer uma revolução :D
Sempre ouvi falar muito bem do ensino aí, e uma grande amiga sonha em fazer mestrado na Terrinha.
bjs :*
Aqui é exactamente a mesma coisa. Conheço várias pessoas que estão a completar ou o 9º ano ou o 12º ano através do programa de Novas Oportunidades que o governo iniciou. Acho de uma tremenda injustiça acabarem com a mesma classificação que nós que o completamos durante todos aqueles anos e com esforço.
Também concordo. É de um facilitismo que não lembra a ninguém...
Bjinhos***
Pelo que sei, basta fazer-se uma apresentação em powerpoint sobre a vida pessoal e já se fica com equivalente ao 9º ano e talvez ao 12º ano.
Enfim, vivemos num país de faz de conta...
Lá não se aprende nada, falam sobre a vida e pouco mais. Basta compareceres às aulas que passam-te um diploma, mas sais de lá sem aprenderes nada!! O ensino em portugal é deveras vergonhoso.
Bjokas
Concordo contigo...isto das novas oportunidades sempre me irritou um bocadinho (muito)...É muito injusto...
Mas eu também sempre disse, que já que existe que aproveitem, embora continue a dizer que não é nada justo!
Beijinhos
Concordo contigo...isto das novas oportunidades sempre me irritou um bocadinho (muito)...É muito injusto...
Mas eu também sempre disse, que já que existe que aproveitem, embora continue a dizer que não é nada justo!
Beijinhos
O meu pai andou a fazer o 9º ano, tinha aulas todos os dias à noite e por acaso eles trabalhavam e o meu pai até recebeu um diploma de mérito.
Entretanto a minha mãe começou também a fazer o 9º ano, naquele cursou em que vai à escola buscar exercícios para fazer e volta lá tempos depois. Este curso já é mais baldas, porque alguns exercícios que ela traziam eram só cusquice, falar de vida e tal.
Acho que isto das novas oportunidades é só fachada, para que Portugal diminua os números de pessoas sem estudos. De resto, acho injusto andarem lá uns meses, não fazerem nada (dependendo dos cursos, claro), receberem bolsa, computadores e terem o diploma que a nós nos custou anos de estudo.
enfim... é o país em que vivemos!
bjinho
Silvia...
Se tem :)
Bjx
****
Lathife Cordeiro {..aquela}...
Uma coisa é o ensino secundário e universitário... Outro são as Novas Oportunidades...
Bjx
****
Diabo de Mulher...
É o país que temos infelizmente. Uns com muitas oportunidades e outros sem nehumas...
Bjx
****
CristianaC...
Pois, exactamente o que ouvi dizer...
Enfim, um país que vive de aparências.
Bjx
****
*C*inderela...
Mais uma das fantásticas medidas do nosso Primeiro-Ministro.
Bjx
****
Gabi...
Pois, os que aproveitam não são nada burros... Mas continuo a achar injusto, até porque grande maioria das pessoas que vão para lá só pensam na bolsa que vão receber.
Bjx
****
Daniela...
Eu acho muito bem as pessoas aumentem as suas qualificações por vontade própria, que aprendam mais se assim quiserem, assim como o teu pai fez.
Agora isto das Novas Oportunidades não proporciona aprendizagem nenhuma. Como disseste, é só fachada.
Bjx
Aninhas tenho de discordar de ti. A minha mãe ingressou no ano passado num curso desses das novas oportunidades. Bem e deixa que te diga que não é nada fácil. POis ela está a tirar o curso de técnicas de esticismo e tens disciplinas que não lembram a ninguém, tem montes de trabalhos e reflexões para fazer e no fim de contas não ganha nem um terço dessa quantia. Quem ganha perto de 30€ por hora são os formadores, que têem uma vida paralela, como ser advogado ou ser médico/enfermeiro, e até durante as aulas as deixam a fazer os trabalhos e vão fazer um julgamento e coisa e tal.
bjnhoo :D
Nês...
Então o curso da tua mãe é uma excepção :)
Bjx
Concordo com o que dizes. Tenho o exemplo de uma pessoa da familia.. So anda a tirar o 12º com um curso associado porque ganha o mesmo do que um qualquer emprego com o salario minimo.. Nao acho que seja justo.
bjnho.
Enviar um comentário