terça-feira, fevereiro 02, 2010

"Este país não é para velhos."


"Este país não é para velhos". Este foi o título da reportagem da SIC que deu depois do Jornal da Noite. Uma reportagem que mostrava como muitos idosos são tratados no nosso país. Negligenciados, maltratados, espancados, roubados, sequestrados... Estas são algumas das coisas das quais são alvo. O mais preocupante é, que estes actos, são levados a cabo pela própria familia, pelos próprios filhos.

Foi chocante ver aquele documentário. Ver idosos que passaram uma vida de dificuldades, de trabalho para puderem criar os filhos. Filhos esses que agora não têm paciência para os aturar e os atiram, sem dó nem piedade, para um barracão ou para um lar, onde definham de tristeza até morrer.

Várias foram as histórias que por ali passaram: um senhor preso num barracão com o portão fechado a cadeado. Sem água canalizada, sem casa de banho onde fazer as suas necessidades, sem nada. Só comia quando o filho atirava lá para dentro enlatados. Uma senhora num lar morre. Nunca recebeu visitas, nem um mero telefonema da família. Uma semana depois da sua morte, a filha liga para o lar a perguntar quando pode ir buscar a aliança da mãe. Um idosa presa num quarto com filho de 43 anos, deficiente. Sequestrada pelo outro filho e nora. Quase não come. Batem-lhe na cabeça imensas vezes, roubam-lhe a reforma todos os meses e maltratam-lhe o filho deficiente, apagando-lhe beatas de cigarro nas costas.

No entanto, nem por um momento, estes idosos maltratados acusaram os filhos, lhes apontaram o dedo. Nem por um minuto disseram mal deles. Muito pelo contrário.

Por mais que pense, por mais tente não consigo compreender como as pessoas são capazes de atrocidades deste tipo. Será que não lhes passa pela cabeça que um dia chegarão àquela idade? Que um dia precisarão que alguém tome conta deles? Ou será que mantêm a ilusão que serão jovens para sempre e nunca irão precisar de ninguém?

Eu sei que tomar conta de um idoso não é fácil. Eu sei. Mas isso não é desculpa, nada é desculpa para os maus-tratos.

Aqui fica um vídeo que passou ontem na dita reportagem. Tem 5 minutos e qualquer coisa. É um pouco grande, portanto. Mas percam esse tempo, que vale a pena... (As lengendas estão em inglês...)


"What is that?" - Constantin Pilavios

18 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia a história da idosa mantida presa com um filho deficiente. É impressionante como, apesar de maltratada, ela continuou a amar o filho raptor como se não tivesse acontecido nada. Vi isso há uns tempos na televisão e fiquei impressionado.
O que não conhecia mesmo era esse vídeo. É tocante...

**

- Sílvia ♔ disse...

Infelizmente é verdade.
Muitos idosos são maltratados pelos filhos e netos.
Depois de tanto lutarem para uma vida melhor, fazem-lhes isto :x

Artemisa disse...

Saga...

Eu chorei na parte final de vídeo... Também eu sou um coraçãozinho de manteiga...

Bjx

****

Silvia...

É o país que temos... É preciso mudar as mentalidades urgentemente.

Bjx

Daniela disse...

É realmente muito chocante.

É também verdade que há pais que fazem a vida negra aos filhos (é o caso da minha avó) mas muitos idosos são bons e passaram a vida deles a trabalhar para dar um melhor futuro os filhos. E não merecem serem tratados desta forma.

bjinho

Artemisa disse...

Daniela...

Há pais assim... Se bem que acho que isso advém da educação que tiveram sabes? Se calhar os pais da tua avó tiveram uma vida difícil e não souberam dar-lhe o amor e carinho que ela queria... Logo, ela também não o sabe fazer com o teu pai... Não sei se é isso que se passa... É uma teoria.

Bjx

Olhos Dourados disse...

Vi um bocadinho da reportagem. É chocante.

Artemisa disse...

Olhos Dourados...

Se é... Vieram-me as lágrimas aos olhos muitas vezes.

Bjx

Nina disse...

Eu não vi a reportagem, mas só de te ler fiquei com os olhos cheios de lágrimas. Para mim, os velhinhos são deuses!
Lembro-me perfeitamente dos 16 dias q passei com a minha avó no hospital. Recordo-me, particularmente, de lá ver uma velhinha à espera que o filho a fosse buscar...e nada.
Revolta-me pensar que existem pessoas assim!
Beijinhos, querida

Artemisa disse...

Nina...

Isso é triste... Não consigo imaginar o que sente ao saber que a nossa família nos abandonou... Esperamos por eles e... nada. Nem uma visita, nem um telefonema. Nada. Definham na tristeza, sozinhos, sem amor, nem carinho...

Bjx

Lia disse...

se todos se lembrassem que foram aqueles velhinhos que lhes deram a vida mostravam mais agradecimento e amor...é uma realidade muito triste

Artemisa disse...

Lia...

Infelizmente, a maior parte das pessoas não se lembra disso...

Bjx

NANA disse...

Infelizmente esta é a realidade que vivemos! :S

Estamos num mundo sem escrupulos, sem nível!!!

será que essas pessoas,não sabem que eles também vão ser "velhos"??

Era bonito,se lhe fizessem a eles o que eles fizeram aos pais e afins!!! --'

Enerva-me estas pessoas!!

Green Eyes disse...

Infelizmente passa-se com outras idades também... mas os maus tratos a seres indefesos, crianças e idosos é ainda mais chocante, agora alguém que até "do nosso sangue" ainda me dói mais...
Eu já tinha visto uma reportagem idêntica, os sentimentos de dor e raiva baralham-se-me nestes momentos...

Um beijo e nunca deixes de amar ;)

Artemisa disse...

Anne Rice...

Pois. Se calhar esquecem-se que um dia também vão precisar de ajuda...

Bjx

****

Green Eyes...

A mim também se me baralham os sentimentos quando vejo reportagens destas...

Bjx

Maria disse...

Tocou-me imenso essa reportagem.. Os pais sao aqueles que deram e darao tudo por nos. E ve-se isso com a constante recusa em acusar os filhos..


bjnho.

Artemisa disse...

Maria...

Pois é. Talvez um dia a mentalidade mude... Eu espero que isso aconteça.

Bjx

Pepita Chocolate disse...

Também já coloquei este vídeo a propósito das pessoas mais velhas.

E sabes? Cada vez que o vejo choro...
Toca-me tanto! Faz lembrar-me o ditado: Filho és, pai serás. Assim como o fizeres, assim o acharás".

Beijoca!

Artemisa disse...

Pepita chocolate...

Eu também chorei ao ver este vídeo... É comovente, sem dúvida.

Bjx