sábado, maio 30, 2009

Bonnie & Clyde


A Polícia federal americana divulgou, por estes dias, mil páginas de documentos sobre a operação que pôs fim a um ano de fuga do mais famoso casal de fora-da-lei que, ainda hoje, povoa o imaginário de muitas pessoas no mundo.

A imagem de uma mulher frágil a apontar uma grande espingarda a um homem de chapéu, divulgada pela polícia americana na Primavera de 1933, fez de Bonnie Parker e Clyde Barrow o mais famoso casal de fora-da-lei da história dos EUA.

Agora, 75 anos depois da emboscada que pôs fim às suas vidas, e de uma fuga de mais de um ano, o FBI revelou quase mil novas páginas de documentos (inclusive recortes de imprensa e fotografias como a do carro com as marcas de balas) com pormenores sobre a cooperação entre polícias na operação que terminou a 23 de Maio de 1934.

"Estas páginas descrevem o envolvimento do Bureau na perseguição a Bonnie e Clyde", pode ler-se no site do Federal Bureau of Investigation que assinala o Ano do Bandido. A informação foi compilada pela delegação de Dallas, no Texas, uma das mais importantes na operação policial que levou à morte do casal de assaltantes depoi
s de uma caça ao homem através de oito estados americanos. Foi necessário um forte aparato policial e uma cortina de balas para parar o Sedan no qual seguiam Bonnie e Clyde.

Assim terminava uma história que, ainda hoje, faz parte do imaginário americano. E como prova disso está previsto o regresso ao cinema da dupla em A História de Bonnie e Clyde, com estreia marcada nos cinemas em 2010.

No entanto, a realidade é menos glamourosa do que a ficção.

Bonnie Parker nasceu no Texas em Outubro de 1910. Aos quatro anos perde o pai e aos 15 apaixona-se de tal forma que, manda tatuar na coxa o nome de Roy Thornton. Devia ter esperado mais um pouco, pois um ano depois do c
asamento o marido abandonou-a. Quando conheceu o belo Clyde Barrow, na casa de um amigo comum, em 1930, a jovem Bonnie já tinha atrás dela uma longa história de sofrimento.

Só e deprimida, não resistiu ao charme deste filho de um agricultor texano, que aos 12 anos deixou a escola e cedo começou a ter problemas com a justiça. Juntos embarcaram numa aventura que só tinha um final possível: a morte. Foi Bonnie quem levou a Clyde a faca com que este se evadiu a primeira vez da prisão. Depois disso, ambos foram trocando de parceiros ao longo de um ano de fuga que os levou por oito estados. Para trás, deixaram vários bancos vazios e uns quantos cadáveres, sobretudo de polícias. Até 23 de Maio de 1934.

Sem comentários: