sexta-feira, junho 05, 2009

Homossexualidade. Não é doença, mas pode curar-se! (Não percebi…)



Olha que ele há coisas que, por mais que me esforce, não consigo entender. Ontem deparei-me com uma notícia com este título: “Homossexualidade. Não é doença, mas pode curar-se!”. Só com isto fiquei logo confusa… Então, se não é doença, não tem necessidade de cura mas, se é preciso cura, já é uma doença. Pelo menos é que o senso comum me diz mas enfim…

Não vou colocar aqui toda a extensão da notícia, pois é muito grande. Vou antes colocar algumas passagens que achei interessantes. (Ou idiotas!)

«O debate faz lembrar um célebre sketch humorístico sobre o aborto. A homossexualidade não é doença. Mas pode ser tratada. Cientificamente, desde 1973 que não é considerada doença. Mas um indivíduo que sofra com a sua orientação sexual pode pedir ao médico que estabeleça "um plano terapêutico" para a alterar. (…) Como o assunto é sério e originou uma petição assinada até agora por 871 técnicos de saúde mental, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM) decidiu enviar aos signatários uma carta para esclarecer a sua posição. Que, salienta, "só o preconceito ou a má-fé poderiam interpretar como homofóbica". (…) A orientação sexual não prefigura "qualquer forma de doença". Mas "qualquer ser humano é livre de aceitar ou negar a sua orientação sexual e buscar ajuda médica quando dessa atitude lhe resulta sofrimento". Cabe ao médico "diagnosticar a situação" e "estabelecer um plano terapêutico" que, "respeitando o consentimento informado" do doente, pode ajudar a aceitar a sua orientação ou a "definir a orientação que pretende".» (ver texto completo aqui)

Falando seriamente agora… A homossexualidade não é nenhuma doença, logo carece de qualquer tipo de tratamento. Quem pensa o contrário é que precisa, urgentemente, de um. A homossexualidade já existe desde os primórdios da civilização e não consigo entender porque é que a sociedade não consegue viver com isso.

Compreendo que as pessoas não estejam habituadas a ver 2 homens ou 2 mulheres juntas, mas não é necessário tratarem-nos como degenerados, doentes mentais ou o que quer que seja. São pessoas tal como os heterossexuais.

Em relação ao “sofrimento” que acarreta ser homossexual (como refere a notícia) … Claro que há sofrimento. Eles são descriminados sem cessar por terem uma orientação sexual diferente da dita normal. Ora são apontados e gozados no trabalho ou na rua, ora renegados pela família e pela sociedade. Se para onde quer que eu fosse, sentisse os olhos em cima de mim, sussurros acusatórios e discriminatórios, insultos ordinários e tudo o mais, somente por gostar de outra mulher, também sofria. Agora, será que um tratamento resolvia isso? Duvido… Até porque, homossexualidade NÃO É DOENÇA!!!

O que é realmente necessário é que a mente da sociedade evolua. E tenho dito.

1 comentário:

Miss Kin disse...

Ora aqui está uma situação em que não acho que passe pela homosexualidade ser doença ou não, passa pela pessoa sentir-se bem ou não com isso.
Há pessoas que sofrem por ser e não querem ser, homossexuais, se alguém encontrar uma maneira de lhes mudar a orienatção sexual, melhor, não lhe chamo cura, que só os doentes precisam de cura e como sabemos não estamos a falar de uma doença.
Isto é um bocado como as pessoas que fazem mudança de sexo, podiam só ser homossexuais, mas não é isso que elas querem, querem um sexo que não é o q têm, e isto acontece porque se sentem no corpo errado. Se estas pessoas podem mudar de sexo, porque não, pessoas que gostavam de não ser gays, poderem mudar esta orientação?!

Pensa nisto como mais uma escolha que alguém faz, porque aqui não estamos a falar de alguém que é gay, e a família o obriga a ir mudar de orientação sexual, é uma escolha própria, com orientação de psicólogos que vão perceber o que leva uma pessoa a querer isso.