domingo, julho 19, 2009

Ciência versus Religião



Há algum tempo vi um documentário na RTP2 muito interessante cujo assunto era o Criacionismo versus Evolucionismo.

Os repórteres deste documentário percorreram várias terras dos Estados Unidos da América, visitando aquelas igrejas liberais, ao estilo do Reino de Deus… E em todas elas perguntaram aos seguidores, incluindo crianças, se acreditavam no Evolucionismo. Para meu espanto, todas elas disseram que não e que acreditavam no Criacionismo.

Mas antes de mais vamos descortinar qual o significado de cada uma destas correntes.

«Existem vários tipos de Criacionismo, mas em todos está presente a ideia de que Deus criou o mundo livremente sem recurso a qualquer matéria preexistente.
Em geral os criacionistas acreditam que a explicação do início do Mundo dada no Génesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Apesar disso, o criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença numa inteligência criadora na origem do universo e da vida. (…) O Criacionismo gira em torno de uma ideia chamada de"desígnio inteligente". Esta é a ideia de que os organismos vivos são tão complexos que apenas poderiam ter aparecido com a intervenção de uma inteligência superior.» (http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/criacionismo.htm)

Por sua vez, o modelo evolutivo «propõe que a vida se tenha originado por si mesma, por mero acaso de reacções químicas há biliões de anos, e então evoluído em direcção a formas cada vez mais avançadas, até culminar na formação dos seres humanos.» (http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/criacionismo.htm)

Esta discussão sobre Criacionismo e Evolucionismo é bastante acesa nos Estados Unidos. No entanto, esta disputa entre Igreja e Religião já remonta de há vários anos. Eu não vou dizer em qual das duas teses acredito, pois nunca pensei muito nisto.

Acredito em Deus? Acredito em algo superior a nós, acredito que há algo que nós não compreendemos, que não conseguimos alcançar.

Acredito na Igreja? Não, enquanto instituição não acredito. Já vi e ouvi muitas coisas que me fizeram deixar de acreditar nela.

Tenho fé? Tenho. Tenho fé em mim, tenho fé no amor, na amizade, na verdade, na bondade, e em algo que acredito que nos protege.

Assim sendo, fica a pergunta: estamos aqui somente como resultado de um processo evolutivo prolongado, mecanicista, sem desígnio, ou fomos criados, com propósito, responsabilidade?
Espero pelas vossas respostas. :-)

4 comentários:

Nês disse...

Concordo contigo... Acredito em algo superior, mas isso de certo que não é a igreja apesar de ser practicante ( mas por obrigação, porque a minha familia é muito religiosa)

Rosie disse...

sinceramente não sei... sou muita confusa em relação a estes assuntos. nao sei, por mais que pense nao consigo chegar a nenhuma conclusao valida

beijinho

Anónimo disse...

Sem a mais pequena dúvida, acredito no Evolucionismo. Porquê? Porque aquela ideia de sermos criados do nada, por uma mão gigantesca que vai brincando connosco como se fossemos bonecos da Lego, não me parece sensata.
Então, Deus não existe? Existe. Deus é a natureza. E foi a natureza que nos fez evoluir.

Artemisa disse...

Nês...

A minha família, principalmente a minha avó, também era praticante... Quando era mais pequena ia muito à missa... Mas depois quando comecei a crescer...
Não é preciso ir à missa para ser cristão e ter fé... A fé vem de dentro, não é algo que se mostre apenas por ir à missa!

Bjx

****

Rosie Dunne...

Eu também nunca pensei muito nisto... Apesar de ter fé, mete-me um pouco de confusão sermos criados a partir do nada, tipo magia... Acredito no Evolucionismo quando vejo a expressão do olhar dos nossos supostos antepassados, os símios, quando vejo a forma como utilizam ferramentas, quando vejo o carinho com que tratam os filhos...

Bjx

****

Saga

Nada a acrescentar ao teu comment :-p

Bjx