segunda-feira, julho 27, 2009

A incógnita do futuro!



Imagem - Filme "Premonition"

O futuro é uma incógnita para os seres humanos. Por mais que queiramos não somos capazes de escrutiná-lo de forma a sabermos o que nos vai acontecer, se vamos casar, se vamos ser felizes, se vamos conseguir ter a casa dos nossos sonhos ou mesmo se vamos ganhar o euromilhões. Tudo isso está escondido nesse tempo que designamos de futuro, e que está à distância de umas horas, uns dias ou mesmo uns quantos anos.

Muitos de nós já viram filmes relacionados com viagens ao futuro (“Back To The Future”, com Michael J. Fox), premonições (“Promonition”, com Sandra Bullock ou “Knowing”, com Nicholas Cage), entre tantos outros. Na altura o primeiro pensamento que nós passou pela cabeça foi, possivelmente, “altamente, quem me dera poder fazer uma viagem ao futuro ou prevê-lo”. Ou estarei enganada? :-)

Mas agora a pergunta que não quer calar… Seria uma dádiva saber o futuro ou uma maldição? Costuma dizer-se que o nosso futuro está escrito e não se pode mudar, por mais que se tente, mas, também há quem acredite que, mesmo tendo o nosso destino traçado, com luta e esforço podemos mudá-lo. Qual das duas hipóteses será a mais acertada?

E assim sendo, saber o futuro seria bom ou mau? Se o conhecêssemos e este fosse triste e sombrio e pudéssemos mudá-lo era fascinante… Mas e se não o pudéssemos fazer? Viveríamos atormentados com o facto o resto da nossa vida até que esse futuro chegasse?

Há dias vi um filme que falava sobre isto, ou seja, ver o futuro. E numa das várias cenas o protagonista dizia: “Se prevemos uma guerra, entramos em guerra para a evitar. Se prevemos uma epidemia, juntamos todos os doentes e criamos a epidemia”.
Se víssemos o futuro, este deixava de ser isso mesmo, um futuro. Toda a esperança que depositamos no mesmo morreria.

E vocês? Gostavam de ver ou viajar ao futuro ou preferem manter-se na ignorância e viver o presente?

9 comentários:

Nadyta disse...

Eu definitivamente não queria mesmo saber... o futuro tem este mistério todo por isso mesmo, porque é futuro e ninguém sabe o que pode acontecer. Eu gosto é de viver e esperar ansiosamente pelo amanhã isso sim é que faz a vida valer a pena :)

C. disse...

eu acho que nao gostava de saber. talvez gostasse era de voltar atra e mudar algumas coisas :p beijinho

Rosie disse...

eu preferia dar uma espreitadela ao meu futuro, mas se calhar assim o presente não seria tão bom como poderia ser...

beijinho

Dexter disse...

Não acredito no destino nem em nada dessas coisas, acho que a vida é uma página em branco que é escrita por nós, como quisermos e bem entendermos.

No entanto, n gostava de saber o futuro...olha o que era saberes qdo vais morrer! Prefiro viver a vida dia a dia e surpreender-me com as surpresas que ela me reserva...

Anónimo disse...

Nós fomos feitos para não prevermos o futuro e ainda bem. Quanto a mim, o facto de não conhecermos o que a vida nos reserva dá mais cor ao nosso dia a dia e mais esperança num amanhã melhor.
Para além disso, não sabermos o futuro leva-nos à discussão: há realmente um futuro? Ou apenas passado e presente?

Artemisa disse...

Nadyta...

Eu acho que também não gostava de saber! Tirava a piada toda à vida :-p

Bjx

****

Hermione...

Essa de voltar atrás é uma boa ideia :-p Se bem que não sei se mudava algo, pois esse algo por mais pequeno que fosse podia alterar a minha vida de maneira brutal...

Bjx

****

Rosie Dunne...

Eu gostava de dar uma espreita ao passado... Conhecer o Da Vinci por exemplo ou assim :-p

Bjx

****

Dexter...

Realmente saber quando e como vamos morrer não deve ser algi muito agradável... Iamos ficar obcecados com isso!!! Credo...

Bjx

****

Saga...

Futuro há. Quer dizer, nem sei. Da maneira que o Homem trata o planeta não sei se haverá um grande futuro, mas isso já é outra história...

Bjx

NANA disse...

Gostava de ver o meu futuro ! Mas ao mesmo tempo,não queria!
Porque quando o futuro fosse presente eu não o viveria com tanta intensidade porque já saberia como acabava ! :D

Nês disse...

Acho que não, prefiro viver cada dia sendo este único e fazendo as escolhas que acho mais certas e depois no FUTURO aceitar as consequências

Artemisa disse...

Nês...

Eu também! Se soubessos o futuro deixávamos de ter esperança não era??? :-)

Bjx