quarta-feira, janeiro 20, 2010

Outra coisa que detesto...


Detesto enviar CV's para empresas, seja espontaneamente ou para responder alguma oferta, e não receber nenhuma resposta em troca, seja ela positiva ou negativa.

Acho de uma falta de respeito e consideração não nos informarem se receberam a nossa candidatura ou não, se a mesma foi apreciada ou mesmo a razão pela qual não fomos chamados para uma entrevista. Sinceramente, quando isto acontece, fico logo com uma má impressão da empresa em questão, pois mostra uma falta de sensibilidade tremenda.

Custa receber um "não"? É claro que custa. Ninguém gosta de se candidatar a uma oferta e depois ser excluída. Mas acho que, se nos for explicado o motivo dessa recusa, a empresa só tem a ganhar e nós também. Primeiro, a imagem da empresa melhora aos nossos olhos, pois dão a entender que o nosso interesse foi importante para eles, visto que perderam tempo para nos darem explicações. Segundo, ao sabermos a razão da recusa podemos, num futuro, corrigir esse erro ou lacuna (e aqui não me refiro à existência de experiência profissional, requisito de algumas ofertas).

Acho que não custa muita enviar uma carta, ou um mail, a dizer: "Recebemos a sua candidatura e apreciamos o seu interesse pela nossa empresa. No momento, não temos nenhuma vaga em aberto que corresponda ao seu perfil. No entanto, guardaremos o seu CV na nossa base de dados e, se surgir, uma oportunidade entraremos em contacto consigo" ou "Recebemos a sua candidatura à oferta X... No entanto, por não possuir os atributos X, Y e Z foi excluída, pelo que não passará à fase seguinte. Desejamos-lho boa sorte na sua procura de emprego (....)".

É tão simples como isto. Desta forma, o assunto morre ali e podemos continuar na nossa busca de emprego, sem pensar constantemente, naquela oferta na qual nos inscrevemos e sobre qual não tivemos qualquer tipo de feedback.... Na minha singela opinião, um pouco de respeito e consideração nestes casos não ficava nada mal.

11 comentários:

Anónimo disse...

Vivemos numa sociedade individualista onde a solidariedade é apenas um mito. Ninguém quer saber de ninguém, apenas conta o espírito de sobrevivência de cada um.
Se eu estivesse à espera que as empresas me respondessem, quer fosse com um "não", ficava mais de um ano sem me candidatar a nada, pois há ofertas de há muitos meses atrás em que ainda nenhuma palavra me foi dita.
Vivam a arrogância e a falta de educação!

**

Artemisa disse...

Saga...

És tu e eu... Eu não fico à espera que me respondam. Vou-me candidatando e esperando pelas respostas, caso elas apareçam...

Lembro-me que há um ano e tal inscrevi-me para uma oferta para o IMTT de Viseu... Até agora nem ver a resposta...

É uma tristeza.

Bjx

Miss disse...

Sem duvida que é triste. Deve ser da crise, custa dinheiro imprimir uma resposta num papel ou fazer um telefonema. Enfim...

bjoka

Lia disse...

mais vale um não do que nem saber se sequer leram o curriculo...

Artemisa disse...

Miss Apuros...

Eu já só pedia um mail, mas enfim...

Bjx

****

Lia...

Exacto... Assim não andamos a matutar naquilo.

Bjx

Olhos Dourados disse...

Concordo. Isso aconteceu-me muitas vezes. Cheguei a enviar montes de candidaturas e não receber nem um feedbackzinho...

Artemisa disse...

Olhos Dourados...

É o habitual! Infelizmente a boa-educação e o respeito pelos outros é algo que entra em vias de extinção... Acho que não custva muito enviar um mail (nem que estivesse já pré-escrito) e enviar aos candidatos...

Bjx

Daniela disse...

Concordo contigo.
Nem que pusessem lá uma pessoa só a responder aos currículos recebidos, pelo menos davam emprego a mais alguém!!

bjinho

Artemisa disse...

Daniela...

Nem era preciso tanto... Se já tivessem um mail pré-escrito era só inserir os mails e enviar... Mas nem isso... Enfim!

Bjx

Magdix disse...

Concordo plenamente! De todos os CV's que já enviei só dois ou três se dignaram a responder, negativamente, mas mesmo assim deram a resposta, e é isso mesmo que se quer!
Enfim, pode ser que um dia tudo mude... Esperemos que sim! =)
*

Artemisa disse...

Madgix...

Eu não me importo de receber uma resposta negativa (quer dizer até me importo, mas enfim :P), desde que tenha uma resposta...

Talvez a mentalidade de algumas empresas mude :)

Bjx