quarta-feira, abril 21, 2010

As crianças... ora são um doce ora lixam-nos!


Hoje, enquanto voltava para casa, depois de acompanhar a minha avó às terras e ajudar a alimentar as galinhas, os pitos (feios como tudo, pois são daqueles que não têm penas no pesc0ço) e os coelhos, lembrei-me de um episódio caricato que me aconteceu há uns aninhos atrás, durante o meu estágio curricular.

Estava a estagiar no Regimento de Infantaria de Viseu, mais uma colega minha, na área de Relações Públicas. Entre as várias funções que tinhamos (como actualizar a base de dados, fazer relatórios, notas de imprensa, press clipping, etc e tal) eramos, também, responsáveis pelo acompanhamento das visitas de estudos dos catraios das escolas, que se realizavam (e devem realizar ainda) no Verão, ao recinto do RI e respectivo museu.

Como é óbvio era necessário saber alguma coisa da história do Regimento e os artefactos expostos, pelo que antes tivemos assim umas aulinhas com um Sargento.

Chega o dia da visita, e eu a minha colega estavamos um bocadinho nervosas, pois queriamos fazer boa figura (Se não ainda nos punham ali a correr à volta da parada ou a lavar pratos!). As crincinhas foram um doce todo o dia. Nada de berreiro, nada de gritaria, nada de fitas... Eu dizia "Vamos seguir agora para ali" e lá iam eles todos pimpolhos. Eu dizia "Vamos agora para ali" e lá iam eles, ordenadinhos. Não fizeram perguntas nem nada, ouviram as explicações com atenção, muito compenetrados em absorver conhecimento.

Chega a hora de ir embora e lá fomos nós para o átrio principal do Regimento para a fotografia da praxe com o 1º e 2º Comandantes. Lá estavam os miúdos quietinhos, direitinhos, distribuidos por duas filas indianas, lado a lado, de mãozinha dada ao colega do lado. Eu a pensar: "É pá, o dia correu bem. Safamo-nos lindamente. Sem stresses... Sem perguntas complicadas, sem deslizes...". Até que um puto me dá um puzãozinho na manga e me pergunta: "Olha, porque é que estas árvores tem este círculo branco pintado à volta do tronco?"

Pronto... lixou-me logo ali. Sem dó nem piedade, nem pedir licença! (Também que raio de pergunta...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar era para sinalização nocturna. :p

**

Artemisa disse...

Saga...

Não faço ideia. Espero é que alguém tenha tirado à dúvida à criança.

Bjx

Olhos Dourados disse...

LOL, para fazerem tiro ao alvo?

Artemisa disse...

Olhos Dourados...

Acho que não era essa a finalidade. :P

Bjx