domingo, junho 13, 2010

Se eu tinha dúvidas que o mundo estava perdido...


«Numa acção de formação patrocinada pelo Ministério da Educação em 2003, Fernando Pessoa foi apresentado, entre sorrisos, como um "maluquinho que criou outros tantos maluquinhos". Em vez da leitura de "O Livro do Desassossego", um manual do 10º ano propõe aos alunos uma "Testenovela": a) a leitura das programações sobre telenovelas na revista TV Guia, b) a sua visualização em diferentes canais e c) responder às questões de escolha múltipla. Num outro livro escolar do mesmo ano, uma entrevista de Herman José, transcrita a partir da versão filmada exibida na RTP1, tem o objectivo de ensinar alguns truques da língua portuguesa. O problema é que está repleta de erros ortográficos.

Os três casos não são ficção e estão descritos no estudo de Maria do Carmo Vieira, "O Ensino do Português", que será publicado na segunda-feira. (...)

A autora do estudo não entende a recomendação feita aos professores para que transformem os "Morangos com Açucar" numa "série educativa" e "descodifiquem os episódios" na sala de aula. E muitos menos os manuais escolares que propõem a visualização de reality shows, com o objectivo  de os alunos aprenderem a fazer um regulamento.»

In Expresso

Já é mau insultarem um dos maiores poetas portugueses, e agora querem aparvalhar e embrutar ainda mais as crianças.

8 comentários:

Anónimo disse...

Cá para mim é a TVI que está a patrocinar isto tudo. :p

**

Artemisa disse...

Saga...

Não, pior... É o Governo!!! :S

Bjx

C*inderela disse...

Os morangos com açucar uma série educativa! Ver um reality show aprendesse a fazer um regulamento! É por isso que o ensino em Portugal é do pior ...

Bjokas ****

Unknown disse...

não compreendo...

Artemisa disse...

*C*inderela...

Põe pior nisso. Os Morangos com Açucar como modelo de português? O que virá a seguir...

Bjx

****

Chapeu de sol amarelo...

És tu e eu.

Bjx

MC disse...

Neste país, com este governo, tudo é possivel... Não há impossiveis!

Yes, we can!

Artemisa disse...

Miguel...

Can we be any worst? Yes, we can... :D

Bjx

MC disse...

Olha que já não tens muito mais...

:|