quinta-feira, setembro 16, 2010

O segredo mais mal guardado da História...





Depois de 19 milhões de livros vendidos em todo o mundo, 450 mil só em Portugal, era de esperar que estivéssemos todos na maior, a gozar o euromilhões que ganhámos na semana passada e com uma saúde de ferro. Era de esperar que o país e o mundo não estivessem em crise e que a taxa de desemprego não fosse tão alarmante como é. O livro de Rhonda Byrne prometia a felicidade suprema e a chave para todos os problemas que tivéssemos, graças à Lei da Atracção que todos os grandes nomes da História conheciam [se todos conheciam então não era segredo nenhum], e que ela [a autora] num acto de extrema generosidade resolveu partilhar. Ter pensamento positivo era a palavra de ordem.

Mas "O Segredo" parece não ser o único segredo que a autora tem para revelar. Nas bancas já encontramos "The Power" [Só se for o the power de "chular" dinheiro aos outros]. Um livro, na mesmo onda do primeiro, que afirma que podemos conseguir tudo aquilo que queremos apenas pelo facto de acreditarmos nisso. Novamente a onda do pensamento/energia positiva. [Energia essa que vai directamente para a conta bancária da senhora, mas adiante...]

Mas serei só eu que acha esta coisa do "basta ter pensamento positivo para que tudo corra bem" uma banhada de todo o tamanho? Será que sou só eu que acho que esta política do "ri-te em tempos de desgraça" uma coisa assim a tombar para o perverso? Há momentos em que devemos estar zangados. Há momentos em que devemos chorar. Existem situações face às quais devemos dar um murro na mesa, gritar, espernear, zangar.

Aquele mote do "se as coisas correm mal a culpa é tua" que estes fundamentalitas do pensamento positivo usam é no mínimo malvado e desumano. Uma pessoa tem uma doença grave, a culpa é dela. Uma pessoa perde os pais num acidente trágico, a culpa é dela. Todo o mal que acontece à nossa volta é culpa nossa, das nossa atitudes negativas. Não temos o direito de nos sentir tristes, zangados ou revoltados com nada. Não. Temos que ser autómatos que não sentem nada e andar sempre com um sorriso estampado no rosto. Sorrir ou morrer.

É que nem 8 nem 80. Eu sou uma rapariga optimista, positiva na grande maioria do tempo. Verdade que não gosto de atitudes negativas nem pessimistas. Sempre que me deparo com uma pessoa numa fase assim tento levantar-lhe o astral, digo que vai tudo correr bem. Digo só por dizer? Não. Acredito que tal possa acontecer se uma pessoa lutar por isso. Tenho perfeita consciência que o ser humano é um ser complicado que ora tem fases de grande alegria como de repente se sente mais desanimado. É normal. Eu às vezes também me sinto triste, zangada, deprimida, revoltada, mas tenho sempre esperança que tudo se organize da melhor maneira.

Não acredito nem por um segundo que o segredo da felicidade suprema e do sucesso esteja somente no pensamento positivo. O pensamento positivo dá-nos força e confiança para batalhar pelos nossos desejos. Mas não resolve miracolosamente os nossos problemas. Se assim fosse já tinha ganho o euromilhões meia dúzia de vezes. Já alguém me tinha vindo aqui bater à porta para me dar um emprego de sonho. Já tinha ganho um carro naqueles concursos que fazem na TV. A minha mãe já estaria efectiva na empresa onde trabalha. O meu pai nunca teria quebrado a minha confiança e ainda nos falaríamos. E que ninguém me venha dizer que a culpa de eu estar em casa sem conseguir arranjar emprego há já 3 anos é minha e das minhas atitudes negativas que eu mando-o já a um sítio nada positivo.

6 comentários:

Olhos Dourados disse...

Eu acho que devemos ser positivos, mas às vezes isso realmente não faz milagres!

Artemisa disse...

Olhos Dourados...

É isso que eu disse. O pensamento positivo ajuda-nos a ter força e esperança, mas por si só não faz nada.

Bjx

Daniela disse...

Eu comecei a ler o livro mas acho que aquilo é tudo treta. Então podemos atrair tudo o que queremos com um simples pensamento? Não me parece. E caso isso aconteça, acho que não foi por causa de um pensamento mas sim pelo nosso esforço ou então por questão de sorte.

Devemos sempre pensar positivo pois isso ajuda-nos a ver a vida com outros olhos e, consequentemente, sentirmo-nos mais motivados para enfrentar os obstáculos e concretizar os nossos objectivos. No entanto, só o pensamento positivo, sem esforço e determinação por trás, não vão fazer grandes milagres,

E também não concordo com o facto de que tudo o que acontece de mal à nossa volta é culpa nossa; só o é se tivermos alguma atitude negativa que gere essas consequências. Há coisas como acidentes ou talvez doenças genéticas que não são culpa de pensamentos negativos.

Uma coisa é certa, para a autora, o livro funciona na perfeição pois tem a conta bancária recheada!! :P

Gostei do teu post!

bjinho

Artemisa disse...

Denise Luz...

A energia positiva vai toda para a conta bancária dela. :)

Eu sou uma pessoa optimista e positiva. No entanto isso por si só nao chega. O pensamento positivo sozinho não faz nada. Se fizesse as pessoas não tinham que trabalhar. Bastava ficarem em casa a olhar para o céu e pensar em coisas positivas.

Bjx

a Gaja disse...

Na minha opinião é bom sermos positivos, porém, isso não faz milagres. Não é pelo facto de eu querer muito uma coisa que a vou ter...era bom se assim fosse. Acho que devemos ver a vida sempre pelo lado positivo mas às vezes não é nada fácil, e quando estamos positivas e só acontece porcarias...isso desmotiva qualquer um.
Esse segredo pode ser realmente muito bom mas a mim não me convence.

Artemisa disse...

a Gaja...

Nem a ti nem a mim. :P Se fosse assim tão fácil o mundo não estava como está.

Bjx