segunda-feira, junho 01, 2009

Dia Mundial da Criançada...


Hoje é dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. É neste dia em homenageamos todas as crianças do mundo, até aquelas que habitam dentro de nós adultos.

Muitos de nós acreditam que ser criança é uma maravilha... Não há preocupações, nem stresses, nem problemas para resolver! Ser criança é comer, dormir, brincar e, às vezes, estudar, pois, também, é preciso de vez em quando :-p

Mas e aquelas crianças que não têm estes privilégios? É que em alguns lugares do mundo, brincar, estudar, comer é um privilégio... Nada é garantido, a não ser a pobreza e o sofrimento diário.

Um pouco de história...

Sabiam que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, sendo que as condições de vida deterioraram-se bastante. As crianças desses países viviam em péssimas condições, pois não havia comida. A educação foi relegada para segundo plano. A principal prioridade era reconstruir o que havia sido destruído.

Como a situação económica era muito grave, o dinheiro não abundava, e muitos pais foram forçados a tirar os filhos da escola, pondo-os a trabalhar, durante horas seguidas e em condições laborais muito duras para seres tão pequenos e frágeis.

Naquela época metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever! Isto, aliado a péssimas condições de saúde fez com que, em 1946, um grupo de países da ONU(Organização das Nações Unidas) começasse a tentar resolver este grande problema. E,assim, nasceu a UNICEF.

No entanto, a UNICEF não teve um trabalho fácil, pois depararam-se com vários obstáculos, já que nem todas as pessoas estavam preocupadas com o bem-estar das crianças.

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esse dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano.

Com a criação deste dia, os Estados-Membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Mas, apesar disso, só nove anos depois, em 1959, é que estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países, que fazem parte da ONU, aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança". Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Quando a Declaração fez 30 anos, em 1989, a ONU aprovou, também, a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo, onde se encontra um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos).

Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

Diz-se, frequentemete, e com razão, que as crianças são o melhor do mundo e o nosso futuro. Mas, este mesmo mundo, só estará completo, quando todas as crianças tiverem acesso a tudo a que têm direito. Quando a sua fome estiver saciada a todos os níveis, físico, intelectual e emocional.

Sem comentários: