sábado, fevereiro 20, 2010

"Vencer..." Eu pergunto: como?


"(...) A experiência profissional é outro factor a merecer destaque no momento de recrutamento. Na análise dos resultado verifica-se que apenas 6.9% das empresas não mencionam esta particularidade no anúncio e das empresas que o referem, 88.1% dá preferência a candidatos com experiência em funções similares.
É no tempo de experiência exigido que as coisas se clarificam. Cerca de 36.6% das empresas solicitam uma experiência mínima de dois ou menos anos, enquanto que 43.9% apontam para três a quatro anos de experiência e só 19.5 % exige cinco ou mais anos em funções similares." (in Expresso Emprego, Vencer no Mundo do Marketing)

E pronto... nada melhor que ler um artigo destes para ficar ainda mais deprimida, apesar de para mim isto já não ser novidade nenhuma.

Eu gostava imenso de saber se, quem pede candidatos assim, nasceu, ou saiu de faculdade, com experiência profissional. É que eu pensava que era necessário ingressar no mercado de trabalho primeiro para adquirir este requisito, que parece ser tão essencial. Como é que estas criaturas querem pessoas com experiência se não dão nenhuma oportunidade a quem não a tem de a adquirir. Será que custa assim tanto recrutar um recém-licenciado e ensinar-lhe os mecanismos, de forma a que ele, futuramente, possa ensinar outros? Será que ninguém os ensinou a eles no ínicio da sua carreira?

Assim é díficl termos uma hipótese... A sério que é!

16 comentários:

Anónimo disse...

Por isso é que somos um país maravilhoso, onde todos os actos são calculados à perfeição e onde ninguém comete o mais pequenino erro. Porque todos nasceram ensinados em tudo e sabem proceder de todas as formas e em todas as situações possíveis e imaginárias.
Louvo este país, gabado por todos os outros no estrangeiro.
Parabéns Portugal por seres o único que continua assim... Incompetente e burro, mas com estilo (um estilo deficiente, mas ainda assim estilo).

**

O Gato Negro disse...

De facto, se não chamarem as pessoas sem experiencia elas nunca irão ganhar experiencia :s

Nês disse...

É frustrante! Só neste pais! Pergunto-me como é que alguém pode começar uma carreira que podia ser de sucesso com estas exigências todas. Só te tenho a desejar muita sorte e extra-paciência para continuar a procurar :D
BJnho

Artemisa disse...

Saga...

Eu cá continuo sem perceber como Portugal pode ser tão elogiado. Tem as suas qualidades? Claro que tem. Mas tem muitos defeitos que as suplantam...

Outra coisa que não consigo entender é como os nossos governantes permitem coisas destas...

Bjx

****

Dreamer Girl...

É um ciclo vicioso...

Bjx

Artemisa disse...

Nês...

Paciência é o que não me tem faltado, acredita.

Bjx

Anónimo disse...

Os nossos governantes são os primeiros a nascerem ensinados...

**

Artemisa disse...

Saga...

Só se forem ensinados para burrice e incompetência...

Bjx

Anónimo disse...

Ora...

**

C*inderela disse...

Lolol, é verdade mesmo, devem pensar que as pessoas nascem ensinadas. As coisas estão muito negras para jovens licenciados para quase todas as areas.

Bjokas*

Daniela disse...

É verdade, como é que os recém-licenciados vão ganhar experiência se não lhes dão oportunidade? Realmente este país...
:/

bjinho

Artemisa disse...

*C*inderal...

Pois, eu sei que não é só na minha área mas... Não percebo como é que este país pode ir para a para a frente assim.

Bjx

****

Luz...

Vá-se lá entender como funciona este país...

Bjx

Anónimo disse...

pois hoje em dia é assim a realidade, mas acho que não devia ser assim apesar de tudo nós que acabamos o curso na universidade estamos dispostos a trabalhar em qualquer coisa na nossa área para conseguirmos uma mera experiência...deviamos revoltarmo-nos com isto tudo para ver se acordam para a vida...


força ;)

Artemisa disse...

Fénix...

Bastante assustadores mesmo esse números.

Não percebo esta falta de vontade das empresas em ensinar os mais novos, em dar-lhes a mão...

Bjx

****

Asiram...

Pois, mas nem todas as empresas estão dispostas a contratar licenciados... Têm que lhes pagar mais. Já perdi a conta às ofertas em que me inscrevi e para as quais não me chamaram por ter uma licenciatura.

Bjx

Magdix disse...

Concordo plenamente com o teu post! Infelizmente é o país que temos... Será que algum dia vai mudar?.. Esperemos que sim! =)

Artemisa disse...

Magdix...

Também espero que sim... Porque assim não vamos a lado nenhum.

Bjx

Olhos Dourados disse...

É que eles não estão para perder tempo a ensinar...