segunda-feira, maio 04, 2009

P.S. I Love You... Sometimes there's only one thing left do say

Ontem vi este filme à noite antes de ir dormir. Acho que não o devia ter feito porque nem conseguir dormir bem consegui... É um filme lindo e surpreendentemente triste e alegre ao mesmo tempo.

Antes de o ver pesquisei na internet algumas critícas sobre o mesmo e confesso que vi algumas que me deixaram apreensiva em relação ao filme. Diziam que era "lamechas" de mais, que não valia a pena vê-lo ou mesmo que Hilary Swank, apesar de já ter arrecadado 2 oscares, tinha muito que aprender no que concerne a comédias românticas.

Pois bem, depois de ter visto o filme, fiquei a pensar quem tem que aprender o quê. Acho que quem fez aquelas críticas não percebeu o filme, nem a mensagem de amor e esperança que ele transmite.

Este filme tem partes/cenas que nos fazem rir é verdade, mas não podemos considerá-lo como uma comédia romântica na sua plenitude. Na realidade é mais um drama/romance.

Holly Kennedy (interpretada por Hilary Swank) é bonita, inteligente e casada com o amor da sua vida – Gerry (Gerard Butler)– um apaixonado, divertido e impetuoso irlandês. São felizes, até que uma tragédia lhes bate à porta. Gerry morre e a vida de Holly parece, também, ter terminado. Ninguém a conhece como Gerry. Holly fecha-se em casa, afastando-se de tudo e de todos, agarrando-se com todas as forças à lembrança do seu amor, Gerry.

No entanto, no seu 30º aniversário, Holly recebe um bolo e uma cassete gravada por Gerry que a incita a sair e celebrar a vida. Nas semanas e meses seguintes Holly recebe novas cartas, entregues de formas surpreendentes, que terminam todas com P.S. I Love You.

Cada carta é um passo em frente no processo de recuperação de Holly, que lentamente volta a acreditar na felicidade. Com as palavras de Gerry como seu guia, Holly embarca numa tocante, excitante e por vezes hilariante viagem de redescoberta numa história sobre casamento, amizade e como a força do amor consegue transformar a morte num novo começo de vida.

Nunca antes tinha visto um filme que me fizesse chorar e rir ao mesmo tempo. É triste a história de Holly. É triste apercebermo-nos que num instante podemos ter tudo e no instante seguinte, tudo nos ser tirado por um terrível acaso do destino? Que fazer então? Como seguir em frente quanto aquilo que tinhamos de mais precioso nos é "roubado"? Como recomeçar a vida quando o amor da nossa vida já não está do nosso lado? Alguma vez seremos felizes de novo? Estas são as perguntas que surgem ao longo de todo o filme e na cabeça de Holly...

Aconselho vivamente a verem este filme... A nossa vida é recheada de capítulos e lembrem-se que, quando um acaba, logo outro começa...

Agora aqui fica a última carta que Gerry escreveu a Holly. A mais linda de todas...

"Dear Holly,

I don't have much time. I don't mean literally, I mean you're out buying ice cream and you'll be home soon... But I have a feeling this is the last letter. Because there's only one thing left to tell you. It isn't to go down memory lane or make you buy a lamp. You can care of yourself without any help from me. It's to tell you how much you move me. How much you changed me. You made me a man by loving me Holly... and for that I am eternally grateful. Literally.

If you can promise me anything, promise me that whenever you're sad, or unsure, or you lose complete faith, that you'll try to see yourself through my eyes.

Thank you for the honor of being my wife.
I'm a man with no regrets. How lucky I am?
You made my life Holly, but I'm just one chapter in yours. There'll be more. I promise. So here it comes, the big one... Don't be afraid of falling in love again. Watch out for that signal when life as you know it ends.

P.S. I will always love you"

2 comentários:

Ruthy disse...

Oi!
Primeiro que tudo Parabéns pelo teu blog... gosto mto e já sou seguidora!
Quanto a este post tenho a dizer que li o livro e adorei mesmo, tanto que passado uma semana não resisti e fui ver o filme... também gostei mas houve muitos pequenos grandes promenores que foram alterados.
O essencial da história vale por si só por isso aconselho a toda a gente ler o livro ou ver o filme!!!
Bjokitas e boa continuação de posts!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado